A mercadoria mais preciosa: Uma fábula - Jean-Claude Grumberg

by - 5/24/2020


    Vi no booktube a indicação desse livro, junto com a informação de que ele era curtinho então achei uma ótima opção pra me desviar de tudo que eu estava lendo por um minuto (ou um pouco mais de uma hora no caso).

    Jean-Claude Grumberg nasceu em Paris em 1939. Ele é roteirista de cinema e de TV além de ter escrito mais de 30 peças teatrais. Seu pai e avó, sofreram por serem judeus na época do nazismo, então justamente daí veio a ideia dessa fábula.

    O livro é um fábula sobre a segunda guerra mundial. Ele fala mais especificamente sobre os trens que levavam os judeus até campos de concentração. No caminho desse trilhos morava um casal de lenhadores. A mulher sempre via o tem, mas não sabia do que se tratava. Ela corria ao lado do trem esperando que lhe jogassem algum presente ou algo para comer, já que ela e seu marido viviam em uma grande pobreza. 

    Um dia alguém realmente joga um embrulho pela janela do trem. E diferente de tudo o que ela poderia imaginar, o embrulho era uma bebezinha jogada por um pai desesperado. Agora a lenhadora alemã tinha nas suas mãos uma bebê judia. 
A história se desenrola a partir desse momento. 

    É um livro curtinho, tem só 80 páginas, mas isso não atrapalha em nada o desenvolvimento da história. Ela tem toda a tristeza de uma história sobre o nazismo, mas com um pouquinho de esperança também. Mas antes da dita esperança houveram dois momentos que eu vi e pensei "ok agora vai dar certo"... só que não. Apesar da história ser contada rapidamente mais de uma vez ela te da esperança e arranca de você.
    A escrita desse livro é bem diferente que qualquer outro que já li. Às vezes ela aparenta uma conversa informal com o leitor, o que achei muito legal.

    Como o livro é bem curtinho, vou parando por aqui para não dar nenhum spoiler. Mas gostaria demais de indicar ele para vocês. É uma leitura rápida, fácil e gostosa, como falei às vezes ela parece uma conversa informal, o que acho que torna a leitura ainda mais fácil.
    Pra quem se interessar clica na capinha abaixo para encontrar o livro na Amazon. Ele está disponível tanto físico como em ebook.



Nos vemos em breve.



You May Also Like

0 comentários