A mente serena: Uma nova forma de pensar, uma nova forma de viver - S. Ema. Gyalwa Dokhampa

by - 4/20/2020


O ser humano – ao sacrificar a saúde para fazer dinheiro, precisa sacrificar o dinheiro para recuperar a saúde, e
então fica tão ansioso com o futuro que não aproveita o presente e, como resultado, não vive no presente nem no
futuro – vive como se nunca fosse morrer e morre sem ter realmente vivido.


    No começo desse ano, eu assisti um documentário na Netflix chamando "A História de Deus com Morgan Freeman" que despertou a minha curiosidade para o Budismo. Não sou religiosa e nem muito adepta a ideia de Deus, mas me empolguei com o documentário e consequentemente com conhecer o Budismo.
    Uma das coisas que me chamou muito atenção no Budismo (sei que tem muitas vertentes, mas falando da que eu pesquisei) é que não se fala muito da ideia de um deus, mas sim da sua própria iluminação. Que em termos bem resumidos nada mais é do que procurar e fazer de si mesmo uma pessoa melhor. Não porque você espera a chance de um paraíso no futuro, mas sim pra você ser uma pessoa melhor agora.
    S.Ema. Gyalwa Dokhampa é um mestre budista que fala nesse livro sobre como alcançar a felicidade genuína, como viver de uma forma mais calma, com uma mente mais calma no meio do caos que é a vida hoje em dia.
    Ele fala muito da necessidade de entendermos nossa própria mente, em como entender a nossa mente é a chave para a liberdade, felicidade, contentamento e superação dos desafios. Fala da nossa capacidade de mudar as nossas vidas se equilibrarmos o que passa na nossa mente com a forma que agimos de acordo com o que pensamos.
    Por exemplo ao descobrirmos que não estamos felizes com a nossa vida cotidiana, ao invés de olhar para fora buscando por uma causa, devemos aprender a olhar para dentro buscando compreensão, devemos jogar uma luz na apreciação de tudo o que temos, em vez de buscar pelo que está faltando.
    Manter uma mente serena é importante para podermos lidar melhor com o nosso dia-a-dia. Com uma mente serena tomamos decisões melhores por exemplo.

    Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa. Vivo ansiosa para nada sem saber porque. Fazendo sempre mil coisas ao mesmo tempo porque minha mente não consegue se acalmar com uma tarefa só. Sou daquelas que lê um livro enquanto assiste o jornal. O que é muito ruim. Chega no final do dia e minha mente está exausta. Chego em um ponto em que sento no pé da cama e fico imóvel. Péssimo. Justamente por eu ser assim que me interessei muito por esse livro. Se tem uma coisa que eu realmente preciso é conseguir alcançar uma mente serena.
Entre outras coisas esse livro de mudanças, e como podemos aplicá-las melhor, ou mais ou menos de aceitação, por exemplo: "Ok, eu errei aqui, mas agora o que eu posso mesmo fazer? Quais atitudes posso tomar? Sim, eu errei aqui, mas olha o tanto que eu acertei." Esse livro fala da importância de colocarmos isso no lugar de todas aquelas críticas que costumamos jogar em cima de nós mesmos quando cometemos um erro.

    Esse livro também fala da importância da meditação. Ele fala de alguns tipos diferentes de meditações para serem praticadas no dia-a-dia ou em momentos necessários. Por exemplo quando você vai se preparar para um dia estressante no trabalho.

    Sei que comecei esse post falando que meu interesse pelo Budismo me trouxe a esse livro, mas você não precisa ter nenhum interesse pelo Budismo para lê-lo. Como falei, o Budismo quase nada fala de deus ou religiosidade. Nesse livro você realmente vai achar páginas que te façam pensar em uma melhor forma para lidar com os seus sentimentos, e dicas maravilhosas para se tornar uma pessoa melhor com mais controle de si mesmo.

    Eu super indico esse livro. Espero que gostem.
    Nos vemos em breve. =*

You May Also Like

0 comentários