domingo, 18 de agosto de 2019

Nem O Sol Nem A Morte - Daniel Augusto




Às vezes acho que resultamos mais da soma das nossas tolices do que dos nossos acertos.


Trata-se de um livro escrito por Daniel Augusto e publicado esse ano.
Daniel Augusto é um escritor e diretor de cinema brasileiro, bem conhecido pelo filme Albatroz. Que pra variar eu ainda não vi, mas com a quantidade de elogios que estou lendo, não vejo a hora de assistir.

Eu não sou tanto de ler livros nacionais, o que é um defeito. Acho que todos nós devemos conhecer a literatura de onde viemos. Vamos ver se com esse livro eu passo a adquirir um hábito melhor de ler esses livros, novamente.

Na escola quando nos mandam ler livros nacionais, geralmente são aqueles livros, que o português é tão antigo que a gente mal entende. Lembro que isso sempre me fez fugir de livros brasileiros. Mas ta aqui a literatura nacional contemporânea para acabar com isso.

Esse livro, contado por um narrador sem nome, conta a história do seu amigo Antônio. 
Antônio trabalhava com restauração de filmes e de repente começa e perder a visão. Sabemos também logo no começo que Antônio se muda pra um lugar bem escondido e isolado, por algum acontecimento de sua vida. Também sabemos que alguns assassinatos bem estranhos têm sido cometidos com jovens moças na cidade.

Antônio do nada se vê acometido por uma cegueira enquanto trabalhava na restauração de um filme. Essa cegueira era intermitente, ia e vinha sem aviso. Logo ele fica desesperado com o que aconteceria com a sua vida, impossível continuar com seu trabalho estando cego, não queria esquecer como as coisas eram, como sua família era e não queria perder a namorada, nova demais pra enfrentar qualquer problema muito complicado.

Quando essa cegueira começou, ele não só não tinha segurança com o que via agora, mas com o seu passado. Começou a duvidar se os vídeos e fotos de sua infância eram mesmo dele, ou de outra pessoa. 

Até que as mudanças que ocorreram na sua vida por causa dessa cegueira intermitente fazem com que ele se depare com acontecimentos muito estranho pela cidade. Acontecimentos que no final o fazer sumir para o mais longe possível.

Olha, eu gostei muito do livro. É uma leitura rápida e interessante, mas acho que foi rápida demais. Senti falta de um pouco mais de detalhes em algumas partes e de um pouco mais de informações no final. Mas isso não tira em nada a qualidade do livro.

Indico muito esse livro, é uma leitura rápida e curtinha que vale muito a pena. Mas ah, é um livro mais indicado pro público adulto por algumas de suas cenas.

Vocês já leram, o que acharam?

Classificação: ✩✩✩✩✩

Nenhum comentário:

Postar um comentário