segunda-feira, 19 de setembro de 2016

LIVRO - Drácula - Luis Scafati



"Drácula" de Luis Scafati.

  Luis Scafati nasceu em 24 de novembro de 1947 em Mendonza, Argentina. Começou a desenhar ainda criança e estudou na Escola de Artes Plásticas da Universidade Nacional de Cuyo. Scafati publicou seus desenhos em vários meios de comunicação. Ele salientava as ilustrações de textos clássicos como Dom Quixote, Metamorfose de Franz Kafka, As Aventuras de Arthur Gordon Pynn de Edgar Allan Poe, entre outros.
  Seus trabalhos foram expostos em vários lugares do mundo, como por exemplo Frankfurt, Madri, Argentina, Bulgária e Suíça. 
  Entre muitos de seus trabalhos encontra-se esse com texto e desenho baseados no Drácula de Bran Stoker, publicado por uma editora espanhola na Checoslováquia, Brasil e Inglaterra.
   Em 1981, ele recebeu a mais alta distinção que pode ser concedido a um artista na Argentina, o Grande Prêmio de Honra no Salão Nacional de Desenho. Em 2003 foi nomeado Cidadão Ilustre em Mendonza. Em 2012 ele recebeu o Prêmio Konex, Diploma de Mérito como um dos melhores ilustradores da década na Argentia, além de ser nomeado Doutor Honoris Causa da Escola Nacional de Artes Plásticas da Universidade de Cuyo. 

 Luis Scafati


   Drácula de Luis Scafati é de um romance gráfico baseado na obra de Bran Stoker, que leva o mesmo nome. Claro que trata da história toda de forma bem reduzida, o livro tem um pouco mais de 100 páginas e na sua maioria intercalando uma de desenho e uma de texto, mesmo assim com duas ou três frases por página.
  Comprei esse livro na Bienal do Livro de São Paulo, e sinceramente parecia que ele estava todo desprezado alí no canto dele. Não entendo porque, já que se trata de um livro lindo.
  Adorei o estilo do desenho, a forma que foi colocada a história, a capa. Que capa!!! A foto, realmente não faz jus a ela. A parte onde tem o título e o autor tem uma textura, e o desenho ao lado outra diferente. O vermelho do escrito é brilhante e em baixo relevo, assim como na parte de trás. Os desenhos por dentro são cheio de detalhes, se você aproximar e reparar bem.

   Abaixo, fotos de algumas imagens dele pra vocês poderem ter um gostinho do que estou falando.
 
   Ah, um pedacinho que amei do livro:
  "Muitos", diz Drácula com voz leve, "entendem a vida como uma linha reta que se origina em um ponto ao nascer e termina em outro a morrer. Poucos a concebem como um círculo no qual se nasce e se morre eternamente. Neste instante, estás morrendo em algum ponto do círculo, enquanto em outro estás nascendo; em um, és uma menina que acaba de descobrir uma cor; em outro, uma anciã atormentada."










   Eu amei esse livro, pena que ele não parece ser muito conhecido. Mas fica aí uma dica de um livro não tão conhecido, mas simplesmente lindo!!!

***Prometo não sumir!! Nos vemos logo!!! XO

Um comentário:

  1. Tenho esse livro, adquiri assim que saiu, realmente é uma senhora obra-prima, com um acabamento de luxo, capa dura e detalhes em tecido. Uma aquisição excelente, e ainda por cima encontrei em promoção! Realmente, um volume que não teve a divulgação e o reconhecimento que merece.

    ResponderExcluir