sexta-feira, 11 de setembro de 2015

LIVRO - O Hobbit - J.R.R. Tolkien



A grande verdade é que nem existe muito o que falar de Tolkien. Praticamente todo mundo já conhece alguma coisa dele. Se não um livro, com certeza pelo menos um filme do Senhor dos Anéis já viu.
Foi assim que eu comecei (como eu acho que a maioria também), assistindo Senhor dos Anéis. Ah e vi todos os três em um único final de semana. Mas isso deve ter sido uns 10 anos atrás. O que, claro, não significa que tenha sido a única vez que vi. Eventuais maratonas acontecem quando tenho tempo.

Mas dez anos depois de assistir O Senhor dos Anéis pela primeira vez, fui na Saraiva procurar um livro da faculdade. Tendo sido minha busca frustrada, fui olhar outros livros, e lá estava O Hobbit.
Como toda louca dos livros, tenho mais livros do que tempo pra ler. E mesmo com uma lista de espera grande, continuo comprando livros.
Não deu, tive que levar essa belezinha pra casa.
A edição que eu tenho é da Editora Martins Fontes, com a capa do filme. É uma edição muito bonita, cheia de desenhos e mapas. Não costumo gostar de livros com capas de filme, mas dessa eu gostei bastante.






Mesmo ainda estou louca pra comprar uma versão de capa dura que vi no Submarino.



Mas sobre a história...
O livro conta a história do hobbit Bilbo Bolseiro, que como todo hobbit gosta da vida calma e previsível do Condado. Mas um dia Gandalf o mago chega pra acabar com toda essa calma. Gandalf vai a casa do pequeno hobbit acompanhado de 13 anões para levá-lo a uma grande aventura.
Alguns anos atrás os anões possuíam uma grande fortuna, muito ouro, prata e muitas armas numa caverna roubada e dominada pelo dragão Smaug. A missão era: derrotar o dragão e recuperar as riquezas.
Mas as coisas não seriam assim tão simples (como se matar um dragão já não fosse complicado). Muitas coisas os aguardavam no caminho, florestas escuras, inimigos perigosos e essa aventura se provaria ser muito mais perigosa do que eles imaginavam. Foram capturados por orcs, por elfos, se perderam, passaram fome, quase morreram afogados, entre outras coisas que aconteceram aos pequenos viajantes. Tudo isso antes do problema maior: como matar o dragão.
O livro também fala do encontro de Bilbo com Smeagol, e de como ele conseguiu o anel.


Demorei mais de um mês pra ler esse livro, não por culpa somente dele porque, como as minhas aulas da faculdade voltaram a minha cabeça precisa descansar um pouco e no meu caso acaba significando nada de leitura.
Apesar de ser um livro muito bom, eu achei a história muito devagar. Não que isso seja exatamente um defeito porque Tolkien vai te dando detalhes melhor que qualquer um pra que você possa se sentir dentro da história. Mas a verdade é que acabou me dando um pouco de sono em algumas partes.
Vale lembrar que, originalmente esse livro foi escrito para crianças, então acho que por isso ele seja tão detalhista. Mas isso acabou deixando a desejar pra mim na batalha com Smaug por exemplo.
Mas de maneira nenhuma isso signifique que seja um livro ruim. Pelo contrário, eu gostei muito e agora to doida pra ler o Senhor dos Anéis (pois é, ainda não li, vergonhoso).
Sem contar, que estava me segurando pra não ver os filmes, mas agora com o livro terminado vou doidinha atrás deles. Aí falo um pouquinho aqui também!
=)

** Pra fechar um desenho muito lindo que achei na internet:



Nenhum comentário:

Postar um comentário